Mindfulness
Vou referir-me a um dos fundamentos básicos do Mindfulness.
👉 Prestar atenção
Atenção é focar a nossa consciência em uma única acção. Tudo o que fazemos, rigorosamente tudo, deve ser o foco da nossa atenção no momento da acção e os pensamentos que surgirem simplesmente os observamos.
Não devemos parar os pensamentos, mas sim colocar a nossa percepção nas respostas orgânicas do corpo, ou seja, nas sensações nas pontas dos dedos, no olfacto, no paladar, na postura do corpo. Os pensamentos começam pequenos e se ampliam gradualmente, mas quando o foco está no corpo, na tarefa ou na respiração, eles naturalmente diminuem e desaparecem.
Quando aprendemos a não focar nos pensamentos, passa a existir intervalos de silêncio, ou seja, espaços de tempo em que os pensamentos não se manifestam. Com a prática, esse intervalo de silêncio irá crescer e é justamente neles que vamos experimentar uma maior sensação de paz, relaxamento e plenitude.
O objectivo da atenção plena é aumentar os intervalos de silêncio, não importa quão pequenos eles possam ser no inicio.
O exercício que proponho é o de treinarmos diariamente a atenção plena.
👉 Enquanto executamos uma tarefa simples praticar o intervalo de silêncio. Focar na tarefa (pode ser a conduzir, lavar a loiça, fazer um relatório, etc), apenas na tarefa, sem interferência de qualquer pensamento.
Treinar nem que seja durante 15 segundos no começo e ir aumentando gradualmente.
Pratique nas suas atividades diárias e evolua os seus intervalos de silêncio. É através do silêncio que a consciência fala connosco e somos nós que decidimos se a queremos ouvir ou não.

Sem comentários:
Enviar um comentário